terça-feira, 7 de outubro de 2008

Bate Papo com Baba Vacaro






Baba Vacaro é formada em design de produto, na época em que ela prestou faculdade as pessoas nem sabiam o que era essa profissão, o país estava passando pelo período da ditadura e as pessoas não tinham acesso a informação, o país estava fechado para o mundo.
Baba então recorreu ao designer italiano, e foi assim que começou a trabalhar, ela queria fazer a diferença, queria fazer algo que não existia aqui, depois de formada foi difícil arrumar emprego, as pessoas demoraram para descobrir o papel do designer no mercado.
Antes do golpe militar existia uma boa perspectiva na moda, na musica, nas artes... Mas depois o Brasil ficou parado praticamente por 20 anos e foram nos anos 80 que tudo começou a voltar a funcionar. Hoje em dia já existe um mercado maduro disposto a consumir o que lhe é oferecido.
Baba conta que no início da carreira foi um pouco frustrante, não era fácil encontrar emprego, ela tinha varias idéias, propostas, mas ninguém se interessava o mercado não estava preparado para receber os designers de produto, mas hoje em dia é diferente, Baba é uma designer renomada e muito requisitada no mercado, ela direcionou seu trabalho e agora tem parceria com outras marcas que fazem produtos para o dia-a-dia.
A designer trabalha para profetizar aquilo que as pessoas precisam, fazendo algo para melhorar a vida de cada um que vai utilizar aquele produto, e ainda se preocupa com a sustentabilidade, utilizando materiais ecologicamente corretos.

Empresas parceiras de Baba:

  • DOMINICI (Empresa de Luminárias)

A empresa foi fundada por um imigrante italiano, que veio para o Brasil fugido da guerra na Itália, na época em que ele chegou, São Paulo estava se desenvolvendo, estava tudo em construção, ele então resolveu fazer uma exposição com a peças que trouxe da Itália, a exposição foi um sucesso e ele vendeu tudo, assim resolveu abrir uma loja no Brasil.
Baba trabalha há 10 anos na empresa, e conta que quando entrou a marca estava bem caída, desvalorizada pelo mercado, para levantar e valorizar a marca ela estudou e descobriu o que ela tinha de melhor, educando o mercado e destacando as vantagens e os pontos altos da DOMINICI.

  • DPOT (Empresa de Móveis)

A empresa foi fundada no inicio de 2000 e Baba começou seu trabalho lá em 2004, levantando a questão do designer brasileiro na época da Bossa Nova.
Hoje na DPOT eles fazem móveis que falam da história do produto brasileiro, tentam transmitir nos produtos a emoção do povo brasileiro, sua alma, carregando de signos que transpareçam a cara do país.

  • AVANTI (Empresa de Tapetes)

Hoje em dia o departamento de designer desta empresa fica um pouco afastado da fábrica, para Baba isso é ruim, pois ela gosta de colocar a “mão na massa”, mas ela conta que estão havendo alguns ajustes e que isto será mudado.
A característica marcante desta empresa é que ela mostra seu produto de uma maneira mais objetiva.

  • ST. JAMES (Empresa de produtos para a mesa)

Esta fabrica trabalha com produtos de mesa, como bandejas, jarras, pratos, vasos... e utiliza a prata como seu principal material, que acaba tendo um valor simbólico, é como um ritual, o momento da refeição, de partilhar, a família reunida, eles procuram trabalhar este lado. Estão dando uma garimpada na marca, Baba quer deixar a St. James com a cara da St. James, uma marca requintada que sempre ditou tendências.

Métodos de trabalho:

Baba diz que quando cria procura utilizar o mínimo possível de material para o máximo possível de resultado.
Tudo que ela precisa criar esta na cabeça dela, daí ela junta com todo seu repertório e assim resultam os produtos.
Ela conta que o que faz a diferença em seus produtos é o jeito de pensar nele, e no conceito da marca fazendo com que ela evolua, e produza algo que tenha a sua cara, a sua característica.
A designer também trabalha associada a outros tipos de designers, como designers de moda, ele fala que fazer esse mix é muito rico, fazer essa mistura de repertorio é muito amplo para ambas as partes.
Hoje em dia a tecnologia é uma grande aliada dos designers, pois ela consegue fazer com que o produto seja produzido em larga escala, sem perder sua identidade.

Bianca Pocai

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