terça-feira, 7 de outubro de 2008

Exposição Bossa 50 anos






Exposição Bossa 50 anos

A Bossa Nova nasceu no Rio de Janeiro há 50 anos atrás, foi uma nova forma de expressão de arte que surgiu no mercado cultural, um samba nascido das contradições da nossa sociedade, as letras eram inspiradas tanto nas canções de rádio, como nas poesias modernas e textos jornalísticos.
O samba-jazz, a canção de protesto, a MPB entre outras, se originaram da bossa.

“...Se fosse possível resumir as suas características, diríamos que ser Bossa Nova é perseguir o essencial e tentar a harmonia dos contrários. Coisas nada fáceis, porque se confundem com almejar a perfeição.” Walter Garcia

Para homenagear os 50 anos da Bossa Nova, a Porto Seguro apresentou uma exposição no Parque do Ibirapuera, que aconteceu do dia 15/07 até o dia 24/08, e foi cedida no pavilhão da bienal onde foram expostos capas de discos pelo olhar atento de Charles Gavin, sobre a coleção de Caetano Rodrigues, mais de 300 fotografias do acervo da Agência do Estado e algumas de arquivos pessoais, a pesquisa de Walter Garcia, 20 looks de Ronaldo Fraga criados especialmente para a exposição, o registro televisivo de Fernando Faro, gravações raras e canções fundamentais da Bossa e as curvas de Oscar Niemeyer como cenário para o movimento.

E ao mesmo tempo na Oca aconteceu do dia 18/07 até o dia 07/09 uma exposição patrocinada pelo Itaú Brasil, batizada de “Bossa na Oca”, foram quatro andares de vídeos, espaços reservados e muita musica pra quem quer conhecer a história da bossa e viajar nos seus encantos.

No térreo o público pode conhecer os ícones da década de 50, tais ícones que influenciaram a bossa, e saber o que acontecia no mundo em relação as artes, ao cinema e a musica nessa época.
Já no sub-solo, um pedacinho da praia de Copacabana é trazida a São Paulo, uma montagem do famoso calçadão, painéis eletrônicos e um documentário que conta o começo de tudo.
No primeiro e segundo andar, a vida de João Gilberto, um dos pais da bossa, letras e inspirações e frases de Tom Jobim, Caetano Veloso e Vinícius de Moraes. Ainda no terceiro andar uma projeção de mar no teto, e sofás, para o publico sentar e relaxar a beira do mar.

Enfim uma exposição incrível mesmo pra quem não viveu nessa época, como eu, se sente no anos 50, no mundo da Bossa.




Bianca Pocai

Nenhum comentário: