quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Palestra Santana Textiles - Ronaldo Fraga





Palestra Santana Textiles – Ronaldo Fraga

Foi realizada pela Santana Textelis, no dia 17/09/08, na Faculdade Anhembi Morumbi, uma palestra com Ronaldo Fraga. Onde nos foram passadas informações da empresa e muitas dicas de Ronaldo.



  • A Santana Textiles começou fabricando redes e agora tem a mais alta tecnologia utilizada em maquinários.

  • Produz em media 7 milhões de tecido denim por mês.

  • Tem quatro unidades localizadas no Brasil.

  • Parcerias: Animale e Ronaldo Fraga.

  • Primeira indústria têxtil da América Latina convidada a participar da Premiere Vision.

  • Em 2004 a Santana Textiles criou o Jeans Tudo, programa criado com a intenção de levar informações ao mercado de moda.

  • A Santana assina suas criações com o selo de responsabilidade Carbon Free. Eles revertem todo o carbono produzido plantando arvores.

  • A Qualidade, Parceria e a Criatividade resultam no Produto.

Ronaldo Fraga

Ronaldo é considerado um dos nomes mais importantes da história da moda no Brasil pela busca de identidade na contramão da tendência.
É mineiro de Belo Horizonte, Formado pela UFMG, pós-graduado pela Parson´s School de Nova York, e Millenery pela Saitn Martin´s School de Londres. (http://www.ronaldofraga.com.br/)

Ronaldo diz que: as tendências transformadoras não estão ligadas só as roupas, mas também a culinária, ao corpo, a casa, ao trabalho e tudo que faz parte do nosso cotidiano.
Olhar o individual de quem faz e de quem usa, e o olhar de um para o coletivo é essencial no mundo da moda.


  • Coleções apresentadas por Ronaldo Fraga:

Primeira coleção: A China

Ronaldo Fraga viajou até a China para criar esta coleção, e apresentou um desfile performático, com muitos vestidos variando de longos a curtos, estampas exageradas, e cores fortes.
A passarela lembrava o refeitório de uma fábrica chinesa, os modelos tinham a cara China, bem se tratando de Ronaldo Fraga, não preciso nem dizer que o desfile estava incrível.

Segunda Coleção: Loja de Tecidos

Ronaldo conta que quis colocar um pedacinho de cada uma de suas coleções passadas na passarela, como se as roupas fossem fantasmas, como se elas ficassem lá. Então montou na passarela um varal com roupas de tule, por onde as modelos passavam. Ronaldo brincou muito com os tecidos, misturando formas e texturas, ele conta que conhece um tecido pelo seu cheiro ou barulho, graças ao período que trabalhou em uma loja de tecidos no início de sua carreira.

Terceira Coleção: São Francisco

O estilista conta que queria ter uma opinião própria sobre o Rio São Francisco, então viajou ate lá para conhecer o rio de perto, e sentir o que ele tinha de especial para poder colocar isto em sua coleção
Uma das observações de Ronaldo foi que: antigamente o São Francisco era só de água doce, agora o mar já invade o rio.
O desfile estava no clima do rio, muitas estampas de peixe, estampas que lembravam o casco dos barcos, e muito jeans que foi um dos destaques da coleção, assim como a consciência ecológica.
Enfim mais uma obra de Ronaldo.

Pontos citados por Ronaldo:


  • A moda se relaciona com a arte quando transforma o ordinário em extraordinário.

  • Ela é uma forma de expressão, uma reescrita.

  • Pequenos detalhes podem mudar tudo.

  • A grande discussão da moda: uma vez construído de que forma produzir, de que forma vender?

  • A moda brasileira precisa buscar sua identidade, a “marca Brasil” precisa se mexer.

Bianca Pocai




Nenhum comentário: